Nossa História

A quinhentos e doze anos do descobrimento e a cento e noventa anos da independência e cento trinta e dois anos da proclamação da República Federativa do Brasil ocorreram os seguintes fatos na cidade de Curitiba, capital do Estado Paraná.
No Ano de 2010 estavam reunidos no Campo Escola de Bateias/PR a equipe de adestramento do Ramo Lobinho, onde no segundo dia quatro Chefes (Nilton, Irineu, Ulysses e Geraldo) conversavam sobre os atuais Grupos Escoteiros do Paraná e os novos. Neste momento surgiu uma discussão de qual seria o Grupo ideal para todos e, depois de concordarem de que todos tem seus pontos fortes e não tão fortes, chegou-se a uma conclusão que o melhor será sempre crescer, portanto deveriam ter muito mais Grupos escoteiros no Brasil, considerando a quantidade per capta em alguns países no mundo, o nosso país devería ter muitos mais escoteiros.
Chefe Nilton escreveu em um papel o nome de um Grupo: Grupo Escoteiro Takashi Maruo. Mostrou ao Chefe Irineu, o qual concordou na hora com a sugestão e em seguida o papel mostrado ao Chefes Ulysses e Geraldo que também concordaram com a sugestão e, se quando isso fosse possível, dispuseram-se para ajudar. Contudo, tudo naquele momento ficou no plano das idéias.

Dois anos se passaram e em um churrasco no final de 2011 na casa do Sr. Humberto Albini da Silva, compadre do Chefe Nilton Berwig. O Senhor Humberto comunica que o clube AABB - Associação Atlética Banco do Brasil - estaria em momento de eleição e que uma das chapas o procurou para a composição no conselho fiscal da mesma e ele ainda não havia se decidido. Questionado pelo Chefe Nilton qual era a plataforma de campanha desta chapa, o Senhor Humberto informou que teriam muitas coisas para mudarem no clube, mas que a retomada de crescimento de associados era fundamental e principalmente novidades nas áreas de lazer e esportes deveriam ter mais atenção. Assim o Chefe Nilton perguntou se seria possível uma parceria com um movimento de mais de 28 milhões de adeptos em mais de 157 países no mundo. Indagado por qual movimento, Chefe Nilton respondeu: o Escoteiro, com uma implantação organizada no clube de um Grupo Escoteiro. Ele afirmou se ele for da chapa e se ela for eleita nós voltaríamos a conversar sobre o assunto.
Passaram-se as festividades natalinas de 2011 e iniciou-se um ano novo o qual deu-se com uma ótima notícia ao final de janeiro: a chapa que convidou o senhor Humberto havia sido eleita, com ele na composição sugerida. Neste momento o senhor Humberto informou de que deveríamos marcar uma reunião com a diretoria eleita em momento oportuno, mas que deveríamos aguardar este momento, pois a nova diretoria da AABB estava “tomando pé” da situação do clube. Deste modo, Chefe Nilton, em um telefonema ao Chefe Valter Johnson Bomfim Jr (Jgör), convidou-o para iniciarem a realização deste sonho. Este, concordando prontamente, informou que já tinha voluntários em mente para este projeto. E comprometeu-se a conversar com este pessoal nas férias e sentir a adesão à ideia. Tratava-se de Adrieli, Deinha, Erika, Marianna, Roberto, Nadia e Marcelo, que já tinham exposto o desejo de retornar ao Movimento. O mesmo desejo refletia em Caio e Vinícius, este já tinha procurado pelo Chefe Jgör para que o ajudasse a retornar ao Movimento. Obteve um pronto “não”, mas plantara a semente para o “sim” que posteriormente diria ao Chefe Nilton.

No mês de maio de 2012, o Senhor Humberto procurou o Chefe Nilton e informou que mandasse a ele algum documento de divulgação sobre o movimento, que ele faria o primeiro contato com a diretoria levando a ideia à mesma. Neste momento o Chefe Nilton contatou novamente o Chefe Jgör e delinearam as ações: Plano A e Plano B. O plano A consistia em fundar o Grupo com a sede no Clube e B em outro local, portanto a idéia não teria volta e em ambos concordaram em sugerir o nome do Grupo em Grupo Escoteiro Takashi Maruo, em justa homenagem ao Chefe que tanto dedicou sua vida ao Movimento Paranaense, Brasileiro e Mundial. Prontamente Chefe Jgör comunicou que iria conversar novamente com o grupo de voluntários entre ex escoteiros, membros juvenis e não membros ainda do movimento, de que teríamos esta possibilidade. A grande maioria concordou em ajudar e todos se declararam prontos para o desafio.
Em meados de Junho de 2012, o Senhor Humberto avisa o Chefe Nilton de que a reunião estava marcada para uma quinta feira pela noite na sede do clube. Chefe Nilton avisou Chefe Jgör que juntamente com o senhor Humberto compareceram à reunião. A mesma foi presidida pelo Sr. Luiz Carlos Marques de Oliveira (Luizão) Presidente da AABB - Curitiba o qual durante uma hora e meia mostrou-se adepto da ideia, após explanação das partes. Findando a reunião, informou que deveria passar as informações a seus pares na diretoria e marcaríamos mais uma reunião, se necessário.

Chefes Nilton e Jgör convocaram uma reunião na sede da UEB/PR com os voluntários para discutirem e desenharem o cronograma de ações e seus cinco (05) passos a serem cumpridos com a UEB/PR. A reunião foi no Salão Takashi Maruo e estiveram presentes: Chefes Nilton, Jgör, Marcelo Freitas, Jhessica, Adalberto, Adrieli, Caio e Vinícius.
Assim, as providências legais começaram a ser executadas, Chefe Nilton solicitou um representante da UEB/PR para essas reuniões e a UEB/PR entendeu e passou ao Chefe Nilton essa incumbência com um Ato administrativo nomeando o mesmo como representante nesta parceria junto a AABB. Este documento foi entregue ao Presidente da AABB em seguida. Chefe Nilton então informou ao Presidente da AABB que, após analisado e assinado o contrato de parceria, um cronograma com cinco (05) passos seriam executados para a fundação do Grupo Escoteiro na AABB – Curitiba.

A minuta do contrato foi enviada e analisada por ambas as partes e no dia 31/08/2012 foi celebrado após reunião com a diretoria da AABB: Senhores Luiz Carlos Marques de Oliveira, Presidente; Mércio Luiz Cerbaro, vice Presidente Financeiro; Fred, Diretor Administrativo e Chefe Nilton Berwig com a anuência do Conselho Deliberativo do Clube. O contrato foi ajustado caracterizando o patrocínio do clube em forma de sessão do espaço acordado sem ônus à UEB/PR por consequentemente ao Grupo Escoteiro Takashi Maruo. Acordou-se também um rateio da Luz (taxa mínima fixa de R$50,00) do local a ser pago a partir de janeiro 2013.
Logo após, Chefe Nilton comunicou ao Chefe Jgör de que sábado seguinte teríamos um encontro para todos conhecerem o local da sede do Grupo, iniciando os preparativos físicos do local, os trâmites dos trabalhos com o plano de ação e os seus cinco (05) passos a serem executados até o fim do ano de 2012. Compareceram nesta data na sede: Nilton, Angela, Ana Júlia, Jgör, Adrieli, Marianna, Roberto, Marcelo Barga, Nadia, Caio, Nayara, Vinícius, Deinha, Andreas e Evelyn. Avaliado o local, reconhecemos as dependências do Clube e iniciamos os concertos na sede.

Após raspagem, em duas semanas, das paredes externas, começamos a nos mobilizar para pintar e precisávamos orçar materiais e demais necessidades da sede. Assim Chefe Nilton conversou e explanou aos demais sobre um plano de captação de recursos onde as empresas que apoiarem o movimento podem adquirir um contrato de inserção de propaganda no Painel do Grupo. Neste painel, alem da faixa com o nome do Grupo também disponibilizaríamos espaço para banners. Quando da apresentação, Chefe Vinícius sugeriu agregar ao plano de recursos a possibilidade de inserção com banner eletrônicos em um futuro site do Grupo e também mais um Plano de Benefícios (onde à empresa participante divulga e recebe um desconto para os funcionários participantes, realizando um intercâmbio com essas empresas). Citou ainda que o maior benefício é a exposição institucional do banner da empresa no painel, pois os sócios do Clube (1200 pessoas), integrantes do Grupo e visitantes conhecerão as empresas que apoiam o Movimento Escoteiro. Em concordância, agregamos tudo e batizamos o nome do plano como Plano de Benefícios. Hoje já temos (05) cinco empresas apoiadoras: Situação Ideal, Made Design Grafics, Peixinho Dourado Berçário e Educação Infantil, Material de Construção Fiorucci e Anverso, além das taxas de contribuição (mensalidades) dos integrantes do Grupo. Concomitante com os planos de sustentabilidade financeira do Grupo, começamos a divulgação do Plano no clube, com panfletos, matéria no jornal do Clube e atendendo sócios na secretaria do Grupo aos sábados, pelo bairro em estabelecimentos, comércios, deixando cartazes e folders.

Neste entremeio nossos Chefes foram fazer o Curso Prelinimar, requisito da UEB/PR nos cinco passos para a formação do Grupo. Após essa etapa adquirimos a autorização provisória e iniciamos as atividades com os primeiras crianças. Todos os Chefes que participaram dos cursos e os demais envolvidos começaram a renovar ou fazer as suas promessas escoteiras.
A confecção do lenço foi um trabalho que todos opinaram e estabeleceram opções (4) que foram discutidas e votadas. Depois disso definiu-se que o trabalho de orçamentação e confecção do mesmo ficou a cargo dos Chefes Vinícius Galléas e Nilton Berwig.
Um trabalho importante foi à utilização de uma lista de espera do Grupo Escoteiro São Judas Tadeu que gentilmente cedeu aos nossos Chefes que estavam em curso. Essa lista foi logo usada. E esses contatos se concretizaram em visitas de pais e crianças ao Grupo transformando-se em adesão.
Assim, conseguimos a segunda leva de crianças no Grupo composta por lobinhos e escoteiros. Nesta fase já tínhamos sido brindado com a pintura das paredes externas do Grupo uma doação do Sr. Elson Sathler, pai de Gustavo Brandt de Oliveira, que viria a ser primeiro escoteiro a fazer sua promessa, no dia da fundação do Grupo, 24/11/2012.

A Chefia do Grupo está assegurada até o ramo sênior, os pais devagarzinho vão se aproximando e já têm uma mãe responsável pela nossa cantina: Sra. Maristeli Brandt Sathler. Temos escotistas e simpatizantes no Clube Flor de Lis com a coordenação da Chefe Nayara Marques, que hoje é, provisoriamente, responsável pela Secretaria do Grupo.
Na semana que antecedeu a fundação do Grupo muito trabalho foi preparado, envio de convites, ajustes com a UEB/PR na tratativa protocolar do evento, programação do cerimonial e preparo/ execução da recepção ao final do cerimonial para os convidados, com uma hamburgada.
Enfim o dia mais importante até então e que todos desejávamos cumprir com o Grupo foi realizado, com a recepção a muitos amigos, convidados de vários grupos e gerações de chefes, ex-chefes, ex escotistas e pais que junto com os familiares das nossas crianças mais os chefes do Grupo e a presença da diretoria do UEB/PR abrilhantaram nosso dia.
Chefe Nair Maruo, viúva do Chefe Takashi Maruo, foi homenageada com a entrega do primeiro Diploma de Honra do Grupo e um lenço, quando dada a palavra a ela a mesma solicitou um representante da família que a representasse. Seu cunhado, o Sr. Hiroshi Maruo, discursou agradecendo a homenagem e em discurso emocionado exemplificou o que significa para ele, sua família e a sociedade em geral a fundação de um Grupo Escoteiro e, detalhe, no dia do aniversário do homenageado.

O Grupo foi homenageado com a entrega do Certificado de Autorização de Funcionamento Definitivo. Através do Chefe Paulo Salamuni, Presidente da UEB/PR e Vereador da Cidade, nos entregou também um Certificado de Congratulações da Câmara Municipal de Curitiba. A palavra foi aberta ao Sr. Luiz Carlos de Oliveira Marques, Presidente do Clube AABB, que nos acolhe em parceria dando as boas vindas ao movimento escoteiro através do Grupo ora nesta data fundada nas dependências do Clube. Ao final, Chefe China na UEB/PR entregou o quadro com a Imagem de nosso fundador B.P. ao Chefe Nilton Berwig o qual agradeceu a UEB/PR, à AABB, aos Chefes voluntários, pais e convidados desejando sucesso ao Grupo, avisou que as vagas são limitadas e que em 2013 daremos importantes passos para a consolidação deste sonho, em seguida, deu a cerimônia como encerrada e convidou a todos para a hamburgada. Detalhe: a cerimônia iniciou com a renovação da promessa do Chefe Roberto Costa e em seguida ele “tirou” a primeira promessa do nosso escoteiro, o Gustavo. A cerimônia começou na grama, em frente à sede, mas após início da chuva, terminou dentro da sede. É como diz o ditado escoteiro: com programação para sol e chuva.

Os finais de semana seguintes e após os feriados ocorridos demos prática à Primeira Assembléia Ordinária Geral do Grupo, ministrada pelo Chefe Valter Johnson Bomfim Jr (Jgör). Com a presença de pais e chefes, cumpriu a pauta com a eleição da Diretoria para o biênio 2013/2014 e a escolha da data do INDABA (26 e 27/01/2013).
Chapa Eleita:
Diretor Presidente: Nilton Arnaldo Berwig
Diretor Técnico: Valter Johnson Bomfim Junior
Diretora Financeira: Adrieli Mosca
Chefes de Alcatéia: Angela Maier Berwig
Nádia Bono Gonçalves
Chefes de Tropa Escoteira: Adrieli Mosca
Adalberto Matoski
Marianna Canova Costa
Chefes de Tropa Sênior: Vinícius Siqueira Galléas
Caio Rodrigo Cavali Ribeiro
Clube Flor de Lis: Nayara Marques

Nas férias, após o Natal, foi colocado os palanques e postes que formam o painel do plano de benefícios do Grupo, uma doação tanto dos materiais como da mão de obra do simpatizante e pai de ex- escoteiro, Sr. Luiz Antônio Bigarella. A utilização do mesmo inicialmente pode ser também de mastros para bandeiras.
Iniciamos 2013 (a Diretoria: Nilton Berwig - Presidente, Valter Johnson Bomfim Jr - Diretor Técnico e Adrieli Cristine Mosca - Diretora Financeira) com os preparativos para o INDABA na Chácara do Chopin, em Almirante Tamandaré, (gentilmente cedida por Rafael Mocelin, do Clube Flor de Lis) no sábado e domingo, 26 e 27/01/2013. Fizemos (Nilton, Adrieli e Vinícius) o reconhecimento do local no domingo, 20/01/2013, convidamos os palestrantes restantes, articulamos as necessidades materiais ao evento e passamos os convites.